Aumente suas vendas com Marketing Digital

A AppWinner preparou este artigo para lhe explicar como funciona as principais estratégias de marketing digital e lhe orientar em qual deseja investir.

  1. Introdução ao Marketing Digital
  2. O Analista de Marketing Digital
  3. As principais estratégias de Marketing Digital
    1. Sites responsivos e otimizados para resultados de busca (seo orgânico)
    2. Marketing de conteúdo (seo orgânico).

1. Introdução ao marketing digital

Qualquer negócio exige algum tipo de investimento em publicidade para garantir novos negócios e fidelizar a marcar junto aos seus clientes.

O marketing digital aparece neste cenário como uma ferramente capaz de alavancar não só o desenvolvimento, mas também o volume de vendas e de novos clientes para sua empresa.

Veja alguns benefícios gerados pelo marketing digital

  • Fortalecimento de marca (Branding Marketing),
  • Maior envolvimento junto ao consumidor (engajamento),
  • Aumento do tráfego para o site (audiência),
  • Geração de leads (pessoas atraídas pelo seu conteúdo de Marketing Digital),
  • Conversão de visitantes em leads (pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço),
  • Geração de vendas (Conversão),
  • Fidelização de clientes.

2. O Analista de Marketing

Embora muitas pessoas possam dizer que são capazes de criar sozinhas suas campanhas de marketing digital elas acabam perdendo muito tempo testando alternativas eficientes para conseguir uma audiência em seu site ou em suas publicações nas redes sociais.

O analista de Marketing Digital tem como principal objetivo em avaliar a necessidade do cliente, comparar as técnicas utilizadas por seus concorrentes e propor a melhor estratégia para o seu negócio. Devemos entender que o analista de Marketing Digital é o caminho mais curto para resultados mais rápidos e diferentemente do que muitos pensam, contratar um analista na maioria das vezes sai muito mais barato do que tentar criar a sua própria campanha de marketing por meios próprios.

É muito comum recebemos relatos de clientes que investiram em Google AdWords e impulsionaram suas publicações no Facebook e não tiveram resultados satisfatórios.

Foram diversas tentativas frustradas de tentar criar um conteúdo eficiente para atrair visitantes para o site da sua empresa e todas estas tentativas custaram um bom investimento, sem retorno. Esta é uma história muito comum e muitos leitores deste artigo já passaram por este situação.

Para atingir bons resultados em marketing digital em qualquer um dos itens acima é necessário um planejamento e um estudo dos principais concorrentes do seu negócio. A partir deste estudo é possível definir qual a melhor estratégia para investimos em marketing digital. Não se trata de amadorismo em sair investindo aleatoriamente em publicidade na Web sem ter uma estratégia bem definida.

 

3. Principais estratégias de Marketing Digital

Estes são os principais meios utilizados nas estratégias de Marketing Digital;

  1. Sites responsivos e otimizados para resultados de busca (SEO orgânico)
  2. Marketing de Conteúdo (SEO orgânico).
  3. Google Meu Negócio.
  4. Cadastro em diretórios públicos.
  5. Geração de Leads.
  6. Redes Sociais.
  7. Vídeos públicos no Youtube e Facebook.
  8. Anúncios pagos no Google – Google AdWords.
  9. Anúncios pagos no Facebook – Facebook e Instagram Ads.

3.1 Sites responsivos e otimizados para resultados de busca (SEO orgânico)

Ter um bom site é o primeiro bom investimento em Marketing Digital. Durante a criação do site vários itens são considerados pela AppWinner;

  • Site 100% responsivo.
  • Conteúdo otimizado para o Google.
  • Performance de velocidade.
  • Textos relevantes.
  • Segurança.

A criação de sites responsivos é envolve a capacidade de resposta do site à qualquer tamanho de tela, seja em um celular ou em uma Smart TV seu site terá um comportamento agradável que não prejudica a navegação entre as páginas.

Conteúdos como textos, imagens e vídeos devem seguir as recomendações de performance da Google. Um exemplo simples é em relação ao uso das imagens que irão ilustrar o seu site, todas elas devem ser otimizadas e compressadas para seu site fique dentro das recomendações de renderização de imagens da Google. Sites que seguem estes padrões são privilegiados nos resultados de busca.

Todos os sites criados pela AppWinner são desenvolvidos com WordPress. O WordPress não é um sistema considerado leve, ele depende de alguns otimizações e depende principalmente de um bom servidor de hospedagem. A otimização do WordPress realizada pela AppWinner aliada a um bom servidor de hospedagem resultam em notas excelentes nos sistemas de medição de velocidade e performance da Google.

A principal fonte de indexação do Google são os textos. Portanto, a AppWinner trabalha os textos de seu site de modo a facilitar a indexação feita pelo Google. Textos simples e eficientes são criados a partir da combinação de palavras chaves e normalmente verificamos também quais as palavras chaves utilizadas pelos seus concorrentes para criarmos um conjunto ainda mais eficiente.

A segurança do seu site é importantíssima, o servidor deve estar livre de malwares e todo o acesso ao seu site deve ser feito através de endereços HTTPS. O serviços de hospedagem de sites da AppWinner oferecem o serviço de certificado de segurança para que seu site possa ser acessado através de endereços seguros.

Atualmente, sites que não possuem HTTPS recebem um alerta no Google Chrome informando que o conteúdo não é seguro.

Já os sites que se adequam a este item recebem um cadeadinho.

Além da própria segurança, o cadeadinho também garante pontinhos extras na hora do Google indexar seu site.

3.2 Marketing de Conteúdo (SEO orgânico).

Se você já pesquisou algo a respeito de Marketing Digital com certeza já se deparou com a siga SEO (Otimização para motores de busca).

O SEO trata de um conjunto de pequenas regras e técnicas que podem ser aplicadas nas páginas de um site para facilitar que os motores de busca dos principais buscadores localizem com mais facilidade o seu conteúdo.

Uma coisa muito importante que o SEO nos ensina é que; quanto mais conteúdo relevante o seu site possui, maiores a chances de boas posições.

Mas como assim? Faça o teste você mesmo, acesse o Google e pesquise algum termo relacionado ao seu negócio.

Para que possamos acompanhar você neste teste vamos supor que você seja um dentista e então você resolve procurar por “consultório de odonto” Acesse os primeiros sites dos resultados da busca orgânica (aqueles não são possuem a marcação de anúncio) e navegue neles.

Evite também acessar sites de anúncios como Mercado Livre, Solutudo, Guia Mais, etc… foque apenas nos sites de consultórios de odonto ou de seus concorrentes…

Agora vamos as perguntas…

  • Quantos deles possuem um blog?
  • Quantos deles oferecem algum conteúdo como dicas, novidades ou notícias?
  • Quantos deles oferecem algum material gratuito como um e-Book?

Sites que ocupam as primeiras posições orgânicas do Google em geral utilizam de bastante conteúdo para merecerem estar ali. Estes conteúdos podem ser distribuídos em forma de artigos de um blog, ou em páginas contendo dicas, novidades, notícias ou e-Books gratuitos para download prometendo algumas dicas secretas.

Todos estes textos são criados, jamais devem ser plagiados e focam principalmente nos produtos e serviços daquela empresa, por este motivo estes conteúdos recebem o nome de relevantes.

Um Analista de Marketing Digital vai gastar energia em criar estes artigos de modo que o texto seja de fácil indexação e de fácil compreensão aos visitantes do site. O uso de boas imagens e alguns vídeos também melhoram a indexação e quanto mais publicações melhor.

Sites que não são atualizados com periodicidade perdem suas posições no Google rapidamente.

Anderson Oliveira, CEO AppWinner

A citação acima é coerente se você considerar que; se você tem um concorrente que publica periodicamente novos conteúdos ele possui mais atenção do Google do que o seu, que pode estar parado por não receber nenhum tipo de atualização nas últimas semanas.

Periodicamente os robôs do Google visitam o seu site e ele percebe que não tem nada de novo ele vai embora rapidinho, mas se ele percebe que existe páginas novas ou artigos novos ele vai perder um tempinho em indexar este conteúdo e consequentemente, quanto mais indexações o site possuir mais chances de aparecer nas primeiras posições nos resultados de busca do Google.